Preços de Combustíveis no Brasil
Link direto para a ferramenta aqui.
No início de 2022, poucos meses após mudar para um lugar um pouco mais distante de tudo e ainda me acostumando a dirigir tantos quilômetros de carro toda semana, fui percebendo que nossos gastos com combustível ocupavam um percentual cada vez maior do orçamento da casa.
Os preços dos combustíveis não paravam de subir, a tendência de alta já levava um ano e então comecei a avaliar minhas alternativas:
- Mudar de casa de novo? Poucos meses depois da última mudança? Esquece.
- Trocar as crianças de escola outra vez para uma mais perto? Não.
- Carro elétrico? A energia elétrica também tem subido, carro elétrico custa caro e tão pouco encontrei boas opções disponíveis para compra imediata.
- Só resta então procurar postos de abastecimento mais econômicos.
Para quem não conhece, uma das melhores ferramentas para buscar postos mais econômicos à nossa volta é o Waze, especialmente porque todos temos o aplicativo no celular. Basta procurar o símbolo da bomba de gasolina após clicar em "Para onde?" ("Where to", na versão em inglês).
Ainda que o Waze fosse muito bom para buscar postos com preços mais baixos perto da minha localização ou no caminho para algum outro lugar, sentia falta de mais algumas informações:
- Os preços são melhores na cidade onde moro ou na cidade onde meus pais moram? Quais estados têm melhores preços no país?
- Quais os postos mais baratos de uma bandeira específica? E se eu quiser ver os postos de todas as bandeiras, exceto os de bandeira branca?
- Visualização rápida da relação de preço entre gasolina e etanol
- Tendência dos preços ao longo do tempo
- Cálculo da inflação % contra o ano anterior e tendência da variação % de preços
Acabei descobrindo que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) disponibilizava uma página com os preços dos combustíveis por posto em todo o Brasil, com atualização semanal. O volume de dados é muito grande e por isso a ANP os publica em formato bruto. Resolvi então montar uma ferramenta em PowerBI para acumular esses dados numa única base histórica e buscar as respostas para as perguntas acima.
Compartilho aqui minha análise para quem tiver interesse no assunto. Tenho a intenção de manter essa base atualizada com frequencia mas a continuidade deste projeto vai depender da publicação dos dados pela ANP e da minha disponibilidade no futuro.
Se a análise foi útil para você ou se tiver qualquer sugestão, fique a vontade para me adicionar no Twitter e mandar uma mensagem lá!